Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Fusão de DEM e PSL mexe nas eleições estaduais; nova sigla pode ter até 12 candidatos, saiba quem; O Globo

Detalhes Notícia
Geraldo Alckmin e Romeu Zema estão entre os nomes que discutem aderir à nova sigla, que terá o maior fundo público para campanhas eleitorais. Convenção para oficializar união dos dois partidos está marcada para hoje. Geraldo Alckmin, Romeu Zema e Capitão Wagner Foto: Agência O Globo

 

 

A fusão entre DEM e PSL deve alterar o xadrez eleitoral para as disputas estaduais do ano que vem. A estrutura da nova legenda, que terá o maior tempo de propaganda de TV e a maior fatia do fundo público para financiar campanhas, se transformou num fator de atração para quem planeja concorrer aos governos locais. Os dois partidos marcaram para hoje uma convenção conjunta para oficializar a criação da nova sigla.

Dirigentes que articularam a fusão planejam ter de dez a 12 candidatos. Nessa conta entram nomes que já pretendiam disputar a eleição pelo DEM, como Ronaldo Caiado, em Goiás, e ACM Neto, na Bahia, e políticos de outras legendas que passaram a discutir uma migração, como o governador mineiro Romeu Zema (Novo) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, de saída do PSDB.

Leia mais em O Globo