A média de óbitos diários por Covid-19 na Capital gaúcha caiu 94,65% em outubro em comparação ao mês de março, quando foi registrado o pico da pandemia. Dados do Painel Covid-19 da Prefeitura de Porto Alegre apontam que a média móvel semanal, considerando os sete dias anteriores, teve o maior registro em 22 de março, com 56 óbitos em decorrência da doença. O dia com maior número de notificações, porém, ocorreu no dia 16, quando 67 pessoas perderam a vida para a Covid-19. Após esse pico, os números passaram a cair, atingindo a média móvel de três óbitos diários em 18 de outubro. Números mais recentes não foram considerados, pois ainda podem passar por atualizações, com novas informações de fontes notificadoras.
Para o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, o avanço na campanha de vacinação foi determinante para o declínio na curva de óbitos. “Em alguns dias, como 6 e 10 de outubro, não tivemos nenhuma morte notificada na Capital. Sem dúvidas, é o efeito da vacinação”, enfatiza o secretário.
O vacinômetro da Capital indica que 98% da população acima de 12 anos já está imunizada contra a Covid-19 com ao menos uma dose, e 79,6% com o esquema vacinal completo. Ainda assim, o secretário reafirma a necessidade de serem mantidas as medidas de prevenção, como o distanciamento social e uso de álcool em gel. “A melhora nos números é um alento para todos, mas a pandemia ainda não acabou”, finaliza Sparta.