Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Com arroto de boi como principal fonte de metano, agropecuária é chave para Brasil reduzir emissões; O Globo

Detalhes Notícia
Especialistas apontam que pais tem tecnologia para limitar impacto ambiental, mas defendem ações incisivas do governo para cumprir metas estabelecidas na COP26. Rebanho em fazenda de Rurópolis, no Pará, em setembro de 2019 Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

 

 

A decisão do Brasil de aderir à iniciativa global para a redução de 30% nas emissões de metano, uma das principais causas do aquecimento do planeta, levanta a questão de como o país vai atuar para honrar seus compromissos. Especialistas afirmam que, apesar de o Brasil já possuir tecnologia para reduzir emissões, há problemas substanciais no caminho que só serão superados com mudanças no rumo das políticas dos governos federal e estaduais, mais recursos e mudanças de comportamento, que serão essenciais para alcançar tal objetivo.

Embora exista em menores concentrações na atmosfera, o gás metano potencializa mais o aquecimento global: até 80 vezes mais do que o dióxido de carbono em um período de duas décadas. Desde o período pré-industrial, esse gás foi responsável pela elevação de 0,5ºC na temperatura do planeta, segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, divulgado em agosto.

Leia mais em O Globo