Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Mourão anunciou e tratou como existente intervenção militar na Amazônia que Bolsonaro desautorizou; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Vice-Presidência e Ministério da Defesa afirmam que atuação das Forças Armadas se restringiu a ações de logística e inteligência, sem relação com GLO. Bolsonaro com Mourão no Palácio do Planalto; vice anunciou e tratou como existente operação na Amazônia por 45 dias mesmo sem autorização do presidente - Pedro Ladeira - 15.set.21/Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desautorizou uma intervenção militar na Amazônia que seu vice, Hamilton Mourão, anunciou e tratou como existente durante 45 dias.

Militares atuaram na região, apesar de inexistir um decreto presidencial respaldando uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem).

A Vice-Presidência e o Ministério da Defesa afirmam que a atuação das Forças Armadas se restringiu a ações de logística e inteligência, sem relação com GLO.

Mourão preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal. O carro-chefe do colegiado até agora foi a execução de operações de GLO, em que as Forças são convocadas a atuar em áreas que fogem de sua atuação original de defesa.

Leia mais na Folha de São Paulo