Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

“Cada vez mais, o Supremo interfere em tudo”, critica Bolsonaro; Metrópoles

Detalhes Notícia
Presidente comentava decisão que suspendeu o pagamento das emendas de relator, que viabilizaram o chamado orçamento secreto. Hugo Barreto/Metrópoles

 

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta terça-feira (9/11), que o Supremo Tribunal Federal (STF) interfere, “cada vez mais”, nas ações de outros Poderes. A declaração ocorreu enquanto o mandatário comentava a decisão da Corte de suspender o pagamento das emendas de relator (RP 9), que viabilizaram o chamado orçamento secreto no Congresso. O dispositivo tem sido usado pelo governo para favorecer parlamentares aliados.

“Cada vez mais, o Supremo, na verdade, interfere em tudo. Houve interferência agora nessa história do ‘orçamento secreto’ – orçamento secreto publicado em Diário Oficial da União. Mas tudo bem”, disse o mandatário em entrevista ao Jornal da Cidade Online.

A ministra do STF Rosa Weber, na sexta-feira (5/11), concedeu uma liminar suspendendo o pagamento das emendas. A magistrada considerou que o regramento pertinente a esse tipo de recurso precisa de ampla publicidade, em plataforma centralizada.

Leia mais em Metrópoles