Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Bancada do PDT decide se posicionar contra PEC dos precatórios e espera Ciro retomar pré-candidatura; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Partido se reúne nesta terça e espera que ex-ministro anuncie a volta da intenção de disputar em 2022. O ex-ministro Ciro Gomes Foto: Alex Silva/Estadão

 

 

Deputados do PDT que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios se reuniram na noite desta segunda-feira, 8, para alinhar uma posição na votação de segundo turno na Câmara, marcada para hoje, 9. Durante jantar na casa do deputado Mario Heringer (PDT-MG), os congressistas decidiram mudar de posição e votar contra a proposta. Na primeira votação, 15 dos 24 representantes da sigla foram a favor do texto.

O líder do partido na Casa, Wolney Queiroz (PE), participou do encontro e anunciou nas redes sociais que o PDT agora vai orientar seus deputados a votarem contra o texto. “A decisão se deu em nome da preservação da nossa unidade partidária”, disse. No primeiro turno, Wolney orientou a bancada a aprovar a proposta.

O partido passou por uma crise pública após apoiar a proposta governista. Ciro Gomes, escolhido pela legenda para disputar a Presidência em 2022, anunciou nas redes sociais a suspensão da pré-candidatura enquanto a sigla não mudasse a posição sobre o texto. O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, declarou que os votos favoráveis “maculam” a imagem do partido como oposição e trabalhou para reverter a posição.

Leia mais em O Estado de São Paulo