Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

GSI teme que empresas descumpram regra sobre aquisição de equipamentos do 5G; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Chinesa Huawei tem negociado produtos de telecomunicações com praticamente todas as operadoras. Logo do 5G em uma feira em Barcelona, Espanha - Josep Lago - 4.nov.2021/AFP

A venda de equipamentos de 5G para as empresas que terão de prestar o serviço no país se tornou uma preocupação para o GSI (Gabinete de Segurança Institucional). O órgão teme que elas adquiram produtos de um único fornecedor e que isso provoque vulnerabilidades na rede.

Instrução normativa do GSI e resolução da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre os requisitos mínimos que devem ser seguidos na implantação da tecnologia determinam a subcontratação de fornecedores distintos. A intenção é que uma mesma região tenha, pelo menos, duas prestadoras que utilizem equipamentos de fornecedores diferentes.

“Imagina se São Paulo está apenas na mão de um fornecedor e tem uma vulnerabilidade que ele não consegue corrigir em tempo, sanear, toda a rede estaria comprometida”, explicou Victor Hugo da Silva, coordenador-geral de Gestão de Segurança da Informação do GSI, durante audiência no Senado.

​A chinesa Huawei tem negociado a venda de equipamentos com praticamente todas as operadoras que deverão ofertar o 5G nas capitais até julho de 2022.

Leia mais na Folha de São Paulo