O governador Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, novamente se reuniram em prol de tornar o Rio Grande do Sul e a capital uma referência cada vez mais destacada no setor da inovação. Na noite desta quinta-feira (18/11), Leite e Melo se reuniram com a chamada Comissão Web Summit, composta por equipes técnicas e representantes de empresas ligadas à inovação que estão empenhadas em trazer o Web Summit, um dos maiores eventos globais de inovação, a Porto Alegre.
A decisão já está tomada pelos executivos do evento: a próxima Web Summit, que ocorre em 2023, será no Brasil. Resta saber, ainda, em qual cidade. Estão no páreo, além de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília. Por isso, o fundador e CEO do evento, Patrick “Paddy” Cosgrove, e os executivos Craig Becker e Artur Pereira estão fazendo visitas técnicas nas cidades.
“Estamos colocando todos os nossos esforços em trazer o Web Summit para cá. Acreditamos muito na inovação como um caminho para o desenvolvimento econômico do Estado. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que o evento ocorra aqui, e essa boa sinergia entre governo do Estado e prefeitura certamente é um facilitador”, detalhou Leite.
Em outubro, o governador e uma comitiva de secretários estiveram em Madri, na Espanha, para finalizar as tratativas para a realização da South Summit, maior feira de inovação do Sul da Europa, em Porto Alegre. A realização do evento em solo gaúcho foi confirmada e ocorrerá em março de 2022.
O prefeito Melo, que recebeu a equipe do Web Summit na quarta-feira (17/11) no Paço Municipal, ressaltou o empenho para que o evento ocorra na cidade. “Porto Alegre é uma cidade que vem se destacando cada vez mais na área da inovação. A confirmação da South Summit para 2022 e, agora, a possibilidade do Web Summit demonstram isso. Estamos trabalhando em parceria com o governo do Estado para que esse evento ocorra em Porto Alegre”, ressaltou.
Também estiveram presentes os secretários Luís Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia) e Joel Maraschin (adjunto do Desenvolvimento Econômico), secretários da prefeitura de Porto Alegre, e representantes de empresas do setor da tecnologia e inovação.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), está em negociação com o Web Summit desde setembro de 2019. Em janeiro de 2020, houve uma intensa mobilização para incluir Porto Alegre na disputa e, desde então, equipes do governo estão conversando com os organizadores para viabilizar a realização do evento na capital gaúcha. Recentemente, entre os dias 1° e 4 de novembro, os secretários Lamb e Gastal representaram o Estado no Web Summit 2021, em Portugal, que reuniu 42 mil participantes de 128 países.