Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

China libera carne bovina do Brasil certificada antes do embargo; O Globo

Detalhes Notícia
Quer comprar carne brasileira mais barata? Vá pra China | Reprodução

 

 

Após semanas de consultas técnicas, a China liberou a entrada de lotes de carne bovina do Brasil que haviam recebido certificação sanitária antes da suspensão das exportações brasileiras, anunciada no dia 4 de setembro. O anúncio foi publicado nesta terça-feira (23) pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês).

Entretanto, o embargo às exportações, que entrou em sua décima-segunda semana, continua em vigor. Uma vez que o processo de coleta de informações por parte dos chineses já passou por várias rodadas de consultas detalhadas, a expectativa no lado brasileiro é que as vendas possam ser retomadas em breve, mas ninguém arrisca cravar uma data.

Ainda que essa incerteza continue a provocar ansiedade entre os produtores em relação ao maior mercado importador de carne bovina do Brasil, a liberação anunciada pela GACC nesta terça representa um alívio para os exportadores. Isso porque, sem o aval das autoridades chinesas os frigoríficos não sabiam o que fazer com cargas que já tinham a China como destino antes da suspensão, se deveriam esperar o veredicto final sem saber quando ele viria, encaminhá-las de volta para o Brasil ou desviá-las para outro mercado. Uma das dúvidas das autoridades chinesas era em relação à data da certificação dos lotes, mas o governo brasileiro garantiu que ela havia sido feita antes da identificação dos casos.

Leia mais em O Globo