Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Operação da PF queima embarcações ilegais de garimpo que tomam Rio Madeira e destrói 31 balsas; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ações federais tiveram inicio na madrugada deste sábado; ao menos 31 balsas já foram apreendidas e parte dos equipamentos estão sendo queimados pelos agentes. Operação da PF queima embarcações ilegais de garimpo que tomam Rio Madeira Foto: Policia Federal

 

 

As ações federais de repreensão ao garimpo ilegal ao longo do Rio Madeira, no Estado do Amazonas, tiveram início na madrugada deste sábado, 27. Ao menos 31 balsas já foram apreendidas pela Operação Uiara, que reúne agentes da Polícia Federal, Ibama, Marinha e Aeronáutica. Parte dos equipamentos está sendo queimada pelos agentes. Durante as abordagens, uma pessoa foi presa e conduzida para a superintendência do Amazonas. Ela estava com uma quantidade de ouro. Foram destruídas ainda 38 lanchas e 69 dragas usadas para sugar o leito do rio.

O acesso às balsas é feito, na maior parte das abordagens, pelas equipes de helicópteros. A aeronave se aproxima da balsa, os agentes descem e tomam o controle da embarcação. Nos casos em que há pessoas no local, seus documentos são fotografados. As pessoas são liberadas, com seus pertences. A balsa, então, é destruída no local. Para atear o fogo, os agentes utilizam o próprio combustível armazenado nas balsas. Antes de atear o fogo, os agentes revistam a embarcação para checar se há mercúrio armazenado, produto extremamente nocivo ao meio ambiente e que é utilizado no processo de separação do ouro.

Leia mais em O Estado de São Paulo