Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Nova York declara estado de emergência diante do risco de novos casos da variante ômicron; El País

Detalhes Notícia
A governadora do Estado, a democrata Katy Hochul, organiza o reforço de insumos sanitários e unidades hospitalares para enfrentar um hipotético surto. Adolescente de 13 anos recebe a primeira dose da vacina contra a covid em um bairro de Nova York, em junho. SCOTT HEINS (AFP)

 

 

No estado de Nova York, 90% da população adulta tomou ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 e 68% recebeu o regime completo, mas a ameaça da variante delta, altamente contagiosa, e os deslocamentos em massa por causa do feriado prolongado de Ação de Graças pressionaram a governadora do estado, a democrata Katy Hochul, a declarar o estado de emergência como medida preventiva diante do risco crescente da chegada da variante ômicron. Os deslocamentos em massa no Dia de Ação de Graças, período do ano com mais viagens internas nos Estados Unidos, é acompanhado de perto pelas autoridades sanitárias, embora a declaração de Nova York só entre em vigor no dia 3 de dezembro. “Não nos surpreende que novas variantes estejam surgindo e que provavelmente acabem em Nova York”, disse Hochul.

Embora as mortes por coronavírus sigam uma tendência decrescente, o aumento sustentado do número de casos detectados atingiu 33% nos últimos 14 dias, daí as medidas emergenciais decretadas pelo estado. “Até agora, a nova variante ômicron não foi encontrada no estado de Nova York. Mas estamos em alerta máximo. Está chegando”, tuitou Hochul na sexta-feira. “O laboratório do Centro Wadsworth do Departamento de Saúde continuará monitorando ativamente as amostras selecionadas de covid-19 em todo o estado de Nova York para comparar as sequências e identificar as variantes em circulação e as novas”, disse em um comunicado.

Leia mais em El País