Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

No dia internacional dos Direitos Humanos, Porto Alegre recebe lançamento da plataforma MOBILE

Detalhes Notícia
Lançamento do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística ocorre no bar Ocidente. Foto: Ines Bonduki

 

No dia 10 de dezembro, considerado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece no bar Ocidente (Osvaldo Aranha, 960) o lançamento do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (MOBILE). Com participação de diversos nomes da cena artística, o evento inicia às 18h. A entrada é gratuita.

O MOBILE é  uma rede de entidades e coletivos que atuam na defesa e promoção da liberdade de expressão cultural no Brasil. A plataforma surge como uma reação ao quadro crescente de censura e autoritarismo contra o setor cultural brasileira nos últimos anos. Neste cenário, organizações ligadas aos campos das artes, da comunicação e dos direitos humanos uniram-se em torno de uma estratégia em comum, que visa denunciar casos de censura e cerceamento coletados e analisados por uma metodologia própria. Através do mecanismo, o MOBILE também visibiliza e denuncia esses casos em órgãos internacionais de direitos humanos e liberdade de expressão.

O lançamento contará com uma roda de conversa sobre a censura às artes no Brasil, com a presença de profissionais da cultura como o curador Gaudêncio Fidelis, os cineastas Jorge Furtado e Ana Azevedo, a artista visual Zoravia Bettiol; a cantora Valéria Barcellos, a educadora Esther Grossi e o Grupo Cerco de Teatro. O ator e diretor Wagner Moura também participará com um depoimento online. Na ocasião, o rapper Rafuagi, fundador do Museu do Hip-Hop, lançará seu livro sobre Hip Hop, juventude de periferia e direitos humanos.

O movimento é uma iniciativa das organizações Artigo 19, 342 Artes, LAUT – Centro de análise da liberdade e do autoritarismo, Rede Liberdade, Movimento Artigo Quinto e Mídia NINJA, com apoio da Samambaia Filantropia. O bar Ocidente e o Nonada Jornalismo participam como co-organizadores do lançamento em Porto Alegre.

Segundo Denise Dora, advogada e diretora do Artigo 19, os casos de censura constatados pelo mapeamento indicam que o cerceamento à liberdade artística no país é um fenômeno organizado e estruturado, uma vez que as violações não são pontuais e desconexas entre si. “É uma ação sistemática desenvolvida contra a liberdade de expressão artística e os direitos culturais no Brasil, que tem gerado censura e padrões de violações de direitos humanos a alvos preferenciais como os artistas e grupos culturais negros, indígenas, LGBTQIA+ e de mulheres”, explica.

Entre as ações desenvolvidas pela plataforma, estão o monitoramento das violações à liberdade artística e cultural no país, a criação de um registro público que dê visibilidade a essas violações e a criação de materiais de referência para pesquisa e advocacy na área. Qualquer trabalhador da cultura pode enviar denúncias relativas a censura e violações de direitos humanos ao movimento. As denúncias integram o Mapa da Censura, que pode ser visualizado no site. Para enviar um relato, clique nesse link.

Serviço

Lançamento do MOBILE em Porto Alegre

Data: sexta-feira, 10 de setembro

Horário: das 18h às 20h

Local: bar Ocidente

Entrada gratuita