Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Em Brasília, Jairo Jorge participa de mobilização da Frente Nacional de Prefeitos

Detalhes Notícia
Na pauta dos encontros, temas como transporte público, saúde, educação e desenvolvimento social.

 

 

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, cumpriu agendas em Brasília, nesta quarta-feira (8), para participar do Dia D de mobilização nacional, articulado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Na pauta dos encontros, temas como transporte público, saúde, educação e desenvolvimento social.
Entre os compromissos na Capital Federal, estão reuniões com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, e com demais parlamentares.

Em relação ao tema do transporte público, a intenção de Jairo Jorge, que é vice-presidente de Relações Internacionais da FNP, é reforçar a importância da aprovação de projetos e o encaminhamento de propostas que possam amenizar a crise do setor. “Essa questão do transporte público é um problema que já era grave antes da pandemia e se agravou ainda mais. Nós estamos prevendo uma crise no setor, especialmente no ano que vem, quando nós teremos a correção das tarifas. Precisamos encontrar uma solução para esse problema, que passa por essa grande mobilização dos prefeitos em Brasília, como forma de reivindicar alternativas”, destacou o prefeito.

Pautas que serão tratadas pela FNP:

PEC 13/2021
O destaque será para a PEC 13/2021, que trata da aplicação dos 25% em educação não despendidos em 2020 e 2021. O texto, apoiado por prefeitas e prefeitos, estende para 2023 o prazo para que municípios possam aplicar o mínimo não cumprido. A PEC é vista como uma alternativa temporária, que garante que os cerca de R$ 15 bi não gastos pelos municípios fiquem no ensino.

Financiamento do transporte público
Outro tema que está em pauta é o financiamento do transporte público coletivo urbano. Durante a 81ª Reunião Geral da FNP, os governantes afirmaram que os municípios pedem “socorro” e que a medida se faz necessária para que o setor não entre em colapso.

PEC 122/2015
Na agenda está também a PEC 122/2015, que proíbe a criação de novas responsabilidades para os municípios sem a respectiva destinação dos recursos. A proposta aguarda parecer do relator na Comissão Especial instituída para essa finalidade no Congresso Nacional.

Reajuste do piso do magistério
Também apontado como tema prioritário de médias e grandes cidades, a PEC 3376/2008 visa estabelecer o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como novo índice de reajuste do piso de magistério. Governantes municipais defendem a aprovação da medida, caso a União não aporte recursos específicos e suficientes para o pagamento do reajuste. Atualmente, o critério aumenta o valor do piso acima da inflação e dos reajustes do salário-mínimo.

Piso da enfermagem
A PEC 2564/2020 prevê o reajuste do piso de enfermagem. Para prefeitas e prefeitos, é necessário que a União indique os recursos federais para custear o impacto, estimado em R$ 12,6 bilhões. Historicamente, prefeitas e prefeitos reconhecem e atuam para a valorização e a justa remuneração dos profissionais de saúde e educação e consideram um desafio federativo que deve ser assumido e compartilhado entre os entes.

Confira a agenda do prefeito Jairo Jorge em Brasília:

9h30 – Encontro de prefeitos e deputados
Local: Plenário 4 do anexo II da câmara

14h – Presidente Arthur Lira
Local: Gabinete da presidência da Câmara – Edifício principal Ala E, sala 22

15h – Presidente Rodrigo Pacheco
Local: Sala de Audiências da presidência do Senado

16h – Ato político seguido de entrevistas
Local: Salão verde da Câmara

16h30 – Reunião com Secretário-Executivo do Ministério da Cidadania, Sr. Luiz Galvão
Local: Ministério da Cidadania

17h – Reunião com Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Sr. Rodrigo Cruz
Local: Ministério da Saúde

18h – Reunião com Sr. Fernando Diniz, Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional
Local: Ministério do Desenvolvimento Regional