Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Traders suíços de commodities controlam 2,7 milhões de hectares; SwissInfo

Detalhes Notícia
Um estudo da Public Eye mostra que grandes traders suíços de commodities - ou suas subsidiárias - controlam mais de 550 plantações no mundo, cobrindo uma área de mais de 2,7 milhões de hectares. A ONG suíça critica a fraca regulamentação do setor. As empresas envolvidas no comércio de commodities preferem cultivar as chamadas culturas flexíveis que são versáteis e têm o potencial de mecanização do cultivo - como a cana de açúcar. Keystone / Andre Penner

 

 

Grandes multinacionais como Cargill, LDC e ADM compram e vendem mercadorias, seja açúcar, soja ou óleo de palma, nos seus escritórios em Genebra ou Zug. As terras agrícolas controladas por elas equivalem a seis vezes a terra arável disponível na Suíça.

Segundo os dados recolhidos pela ong Public Eye, mais da metade da terra controlada pelas atividades comerciais das empresas suíças é utilizada para a produção de cana-de-açúcar; um quarto para o cultivo de óleo de palma. Outras culturas importantes são frutas cítricas, borracha, café, banana e arroz. Já na produção de cacau ou algodão há pouca participação de organizações helvéticas.

Os traders exercem controle sobre as terras agrícolas de várias maneiras: direitos de uso, arrendamentos de longo prazo ou propriedade benéfica, dependendo do que as leis do país permitem e qual forma de propriedade é mais lucrativa.

Leia mais em Rádio Suíça Internacional