Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Descerrada foto de Mônica Leal na galeria dos ex-presidentes da Câmara de Vereadores

Detalhes Notícia
Mônica Leal lembrou trajetória desde a época em que assessorava o pai, ex-vereador Pedro Américo Leal. Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

 

 

Um ato solene com a presença do prefeito Sebastião Melo e diversos secretários da capital gaúcha marcou, na tarde desta segunda-feira (13/12), o descerramento da foto da vereadora Mônica Leal (PP) na galeria dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Porto Alegre. De acordo com o presidente da Casa, Márcio Bins Ely (PDT), a vereadora que presidiu o Legislativo em 2019 tem sido uma colega firme em posicionamentos, defensora da Mesa Diretora e sempre fiel ao regimento da Casa.

Mônica Leal lembrou trajetória desde a época em que assessorava o pai, ex-vereador Pedro Américo Leal .Foto: Elson Sempé Pedroso/ CMPA

Ao se manifestar, o prefeito destacou que a sua presença no ato era um sinal de respeito ao trabalho e liderança da parlamentar. Destacou, também, a resposta positiva que o governo tem recebido do Legislativo na aprovação de importantes projetos para a cidade.

Mônica Leal agradeceu ao Partido Progressista pela oportunidade e honra de ter conduzido o Legislativo em 2019 e destacou a amizade e lealdade do presidente Celso Bernardi. Lembrou o aprendizado que teve com o pai, o ex-vereador Pedro Américo Leal, de que os desafios se renovam a cada missão realizada. Mônica foi a quarta mulher a presidir a Câmara Municipal de Porto Alegre e a primeira representante de um partido de direita.

Participaram da atividade ainda os vereadores Airto Ferronato (PSB), Aldacir Oliboni (PT), Alvoni Medina (Republicanos), Cassiá Carpes (PP), Comandante Nádia (DEM), Hamilton Sossmeier (PTB), Jessé Sangalli (Cidadania), Lourdes Sprenger (MDB) e Pedro Ruas (PSOL), autoridades civis, militares, familiares da vereadora Mônica e servidores do Legislativo.

Trajetória

Mônica Leal iniciou na atividade política como assessora do seu pai, o ex-vereador Pedro Américo Leal, com quem trabalhou por 12 anos. Foi candidata e conquistou uma suplência na eleição de 2004, quando assumiu o mandato e ocupou a vice-liderança do governo Fogaça. Em 2006 foi convocada pelo PP e aceitou concorrer ao Senado Federal e conquistou 854.700 votos. Em 2012 concorreu novamente ao Legislativo da capital gaúcha e novamente, como suplente, assumiu o mandato parlamentar. Nas eleições de 2016 obteve a maior votação da bancada do Progressistas e coligação, com 7.254 votos. Em 2019 assumiu a presidência do Legislativo. Durante o período, assumiu por duas vezes a prefeitura da capital gaúcha, sendo a sétima mulher a ocupar a função. Na eleição de 2020 foi reeleita para o mandato titular de vereadora.