Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Ex-prefeito de Santana do Livramento é acusado pelo MP-RS de receber propina após delação premiada; Por Giovani Grizotti, RBS TV/G1

Detalhes Notícia
Ico Charopen (PDT) também receberia mesada para manter contrato com mesma empresa vinculada à Prefeitura de Bagé. Reportagem foi censurada pela Justiça, mas obteve autorização para veiculação após decisão do ministro Gilmar Mendes. Ico Charopen (PDT) perdeu os direitor políticos por três anos — Foto: Rodrigo Evaldt / Ascom

O suposto esquema de pagamento de propina ao prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), para manter contratos com uma empresa terceirizada das áreas da saúde e da educação envolveu também o ex-prefeito de outro município.

Solimar “Ico” Charopen (PDT) , que hoje é assessor de um deputado federal, também recebia mesada para manter contrato com a empresa em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, segundo o Ministério Público. O suposto suborno envolveu, inclusive, o aluguel de uma casa de praia.

O ex-prefeito afirmou que aguarda o direito constitucional de se defender e que, em dois anos, só foi citado em versões e que quem acusa deve provar as acusações.

Um delator apontou as fraudes nas duas cidades. A empresa que atuava na área da saúde em Bagé era a mesma que assinou contratos de R$ 14 milhões com a Prefeitura de Santana do Livramento para gerenciar o ensino no município.

Leia mais em G1