Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

‘O que vai definir a eleição são as narrativas’, diz Fernando Schüler; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Para o analista, as retóricas eleitorais ‘aplainam” a complexidade do mundo político e econômico e no fim uma delas se torna hegemônica e ganha o pleito. Schüler: ‘É otimismo imaginar que haverá debate sério sobre economia’ Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO - 16/4/1028

O cientista político e comentarista Fernando Schüler, também professor do Insper, uma escola de negócios de São Paulo, é um dos raros acadêmicos da área no País que procura analisar o cenário político de um ponto de vista independente.

Nesta entrevista ao Estadão, Schüler diz que é uma “ilusão” imaginar que as grandes questões nacionais vão pautar a campanha eleitoral neste ano. Segundo ele, a contradição existente entre a complexidade das políticas públicas e o déficit de informação dos cidadãos comuns se manifesta de forma acentuada nas eleições, levando os candidatos a simplificar os discursos, para atingir a massa do eleitorado. “No momento das eleições, toda a complexidade do mundo político é aplainada e substituída por grandes narrativas que competem entre si”, afirma. “No fim, uma delas termina sendo hegemônica e ganha as eleições.”

De acordo com Schüler, os candidatos da terceira via têm de encontrar uma narrativa que fale aos corações e mentes da maioria dos eleitores e consiga se contrapor aos enredos adotados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, centrado na ideia de que “nós já fomos mais felizes no passado”, e pelo presidente Jair Bolsonaro, focado em argumentos como “não me deixaram governar” e “eu sou a chance de a agenda conservadora ter algum avanço”.

Leia mais em O Estado de São Paulo