Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Tsunami atinge ilhas do Pacífico Sul após erupção de vulcão; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Ondas atingiram costa de Tonga e território da Samoa Americana após vulcão submarino entrar em atividade. Não há registro de vítimas. Imagem de satélite mostra erupção de vulcão que provocou tsunami no Pacífico SulFoto: Japan Meteorolog/AP/picture alliance

Um tsunami atingiu neste sábado (15/01) a costa das ilhas de Tonga e da Samoa Americana após a erupção de um vulcão submarino. Não há registro de vítimas.

A capital tonganesa, Nuku’alofa, teve partes inundadas por ondas que chegaram a 1,2 metro de altura. Vídeos mostram casas e edifícios situados em frente à praia sendo invadidos pela água.

As autoridades locais haviam emitido um alerta de tsunami para todo o país após a erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, a cerca de 65 quilómetros da ilha de Tongatapu, a principal ilha de Tonga, povoada por 71.000 habitantes.

O vulcão entrou em erupção às 17h20 e lançou uma enorme nuvem de cinza no ar, segundo o portal da Radio New Zealand. A erupção durou oito minutos.

“Foi uma grande explosão”, relatou Mere Taufa, uma moradora que estava em casa preparando o jantar, ao site de notícias Stuff. “O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Vinha em ondas. Meu irmão caçula achou que tinham bombas explodindo perto de casa”, descreveu.

Leia mais em Deutsche Welle