Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Alemanha tem incidência recorde de covid-19; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Cerca de 71% da população alemã já recebeu duas doses da vacinaFoto: Ying Tang/NurPhoto/picture alliance

São 497,1 infecções a cada 100.000 habitantes em sete dias. Segundo médicos, porém, alta taxa de disseminação do coronavírus no país ainda não afeta em grande escala as unidades de terapia intensiva.

A Alemanha registrou neste sábado (15/01) um novo recorde na taxa de incidência de covid-19 em sete dias: 497,1 infecções a cada 100.000 habitantes. Apesar do alto número, a disseminação da variante ômicron do coronavírus ainda não afeta em grande escala as unidades de terapia intensiva (UTIs), segundo os médicos. Isso provavelmente se deve ao grande número de jovens infectados.

O recorde anterior de incidência havia sido de 485,1 novas infecções a cada 100.000 habitantes, no dia 29 de novembro de 2021. No sábado da semana passada, a incidência era de 335,9.

De acordo com o instituto Robert Koch (RKI), agência governamental para o controle e prevenção de doenças, neste sábado, foram contabilizados 78.022 novos casos de coronavírus – abaixo do recorde de 92.223 casos registrado na sexta-feira.

A Alemanha adota uma política de testagem em larga escala, motivo pelo qual muitos casos são relatados em comparação com outros países. Em muitas cidades, residentes podem fazer até um teste de antígeno por dia gratuitamente. Além disso, desde segunda-feira, está em vigor a regra 2G plus. Isso significa que apenas pessoas vacinadas com duas doses e com um teste negativo recente podem acessar cafés e restaurantes, por exemplo. Pessoas que já receberam o reforço estão isentas do teste.

Leia mais em Deutsche Welle