A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 7 e 13 de janeiro. O atendimento recebeu mais de 13 mil ligações. Destas, mais de 67% foram estavam relacionadas ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (35%) e informações sobre locais disponíveis para vacinação (32%). Ainda foram questionados temas como: dose de reforço, atendimento hospitalar e grupos prioritários.
Conforme o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, o destaque dessa semana foi a abertura de agenda de castração de cães e gatos, no dia 13 de janeiro. O serviço será oferecido pelo Gabinete da Causa Animal e realizado por clínicas veterinárias conveniadas da prefeitura. “Essa demanda teve um impacto direto no atendimento do call center, com aumento de 165% de chamadas entre 8h e 12h. Os 300 protocolos disponibilizados foram cadastrados em cinco horas de atendimento”, destaca.
Para diminuir o impacto no atendimento, a prefeitura trabalha com melhorias para garantir o cadastro de protocolos pelas plataformas digitais. “Hoje, temos esse serviço de castração oferecido apenas pelo telefone do 156, mas nossa intenção é abrir protocolos de forma on-line”, completa Adriana Gambino, coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC.
WhatsApp – A prefeitura lançou mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços municipais. Agora, o cidadão também pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa. O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte; água e esgoto; serviços de saúde; tributos e iluminação pública. Na opção serviços de saúde, é possível entrar em contato com as unidades de saúde da Capital. Basta clicar na opção 3, submenu 5.
Ouvidoria – A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 7 e 13 de janeiro, a Ouvidoria recebeu 139 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito a vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; limpeza urbana; saúde/Covid-19.
E-SIC – O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações recebeu, entre os dias 7 e 13 de janeiro, 18 solicitações. “Neste mesmo período do ano passado tivemos 22 pedidos”, acrescenta Kika Cop, coordenadora do e-Sic.
Texto: Cláudia Fleury
Edição: Lissandra Mendonça