Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

“ICMS não era problema do preço dos combustíveis”, diz Wellington Dias; Metrópoles

Detalhes Notícia
Governador do PI, que preside o Fórum de Governadores, disse que descongelamento do imposto ocorreu porque não foi encontrada outra solução. Hugo Barreto/Metrópoles

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, afirmou neste sábado (15/1) que o descongelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis ocorreu porque não foi encontrada outra solução.

Segundo ele, o período em que o ICMS ficou congelado provou que o imposto não era o vilão do preço dos combustíveis e estados decidiram não mais abrir mão de suas receitas.

“Se dizia a todo instante que o problema do preço dos combustíveis era o ICMS aplicado pelos estados. Provamos que não. Segundo lugar, havia uma trégua para chegar ao entendimento para a aprovação da reforma tributária. Isso também não aconteceu”, disse Dias em vídeo divulgado neste sábado.

“Por outro lado, a Petrobras seguiu dando reajustes e mais reajustes no combustível. Então, se o objetivo era encontrar solução e portas foram fechadas, o Fórum dos Governadores reagiu. Se não é possível ter um entendimento, porque então estamos abrindo mão de receitas para ações para o nosso povo?”

Leia mais em MEtrópoles