Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Impacto da estiagem na safra de arroz deve ser mensurado nas próximas semanas; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Falta de chuva afetará produção do cereal neste ano. FEDERARROZ/DIVULGAÇÃO/JC

A estiagem que aflige o Estado tem preocupado os produtores de arroz quanto aos reflexos na safra deste ano. No entanto, conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), será necessário aguardar de 15 a 20 dias para se ter um detalhamento mais preciso do reflexo que as poucas chuvas ocasionarão na orizicultura.

“Os levantamentos estão sendo feitos, mas podemos afirmar que teremos uma diferença na produtividade neste ano e, consequentemente, na produção total”, comenta o presidente da Federarroz, Alexandre Velho. O dirigente frisa que a estiagem tem se agravado, gerando apreensão.

Velho recorda que a safra passada no Estado registrou em torno de 9 mil quilos de arroz por hectare e uma área plantada de cerca de 950 mil hectares. Essa área ficou praticamente estável neste ano, contudo o presidente da Federarroz não acredita em uma produtividade acima de 8,5 mil quilos por hectare para a safra atual. “Mas fica difícil de falar em números, porque é um pouco cedo ainda e esperamos que nos próximos dias se tenha uma clareza maior da situação”, reitera.

Leia mais no Jornal do Comércio