Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Rede convida Marina Silva para ser candidata a deputada e ajudar partido a bater Cláusula de Barreira; O Globo

Detalhes Notícia
Candidata a presidente três vezes, ela poderia concorrer por São Paulo. Partido aguarda decisão para os próximos 30 dias. Marina Silva analisa concorrer a deputada por São Paulo Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo (4-10-18)

 

 

Em busca de garantir o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda no rádio e na TV, dirigentes da Rede Sustentabilidade convidaram a ex-senadora Marina Silva para disputar o cargo de deputada federal por São Paulo. Ex-ministra do Meio Ambiente na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marina foi três vezes candidata à Presidência da República e é vista como um quadro estratégico para atrair os votos necessários para a sigla atingir a cláusula de barreira nas eleições deste ano.

Na última disputa ao Palácio do Planalto, a ex-senadora terminou em oitavo lugar, com 1% dos votos válidos. O desempenho foi bem abaixo das eleições de 2014, quando Marina ocupou a terceira posição com 22,1 milhões de votos, o equivalente a 21,32% dos eleitores. Aliados de Marina acreditam que ela tem boa entrada em São Paulo, onde recebeu 5.761.174 de votos, em 2014, e 262.050, em 2018.

Leia mais em O Globo