Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

'Além de amortecedor, agora eu sou um para-raio do Posto Ipiranga', diz Ciro Nogueira sobre Paulo Guedes; O Globo

Detalhes Notícia
Em entrevista ao GLOBO, ministro-chefe da Casa Civil ataca Lula e Moro e conta qual será a estratégia do Centrão para reeleger Bolsonaro. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, durante entrevista Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Ciro Nogueira assumiu uma função inédita na chefia da Casa Civil: além de se anunciar como amortecedor de Bolsonaro, agora diz que se tornou para-raio do ministro da Economia, Paulo Guedes. Expoente do Centrão e responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso, o presidente licenciado do PP ganhou neste mês o poder de definir a destinação do Orçamento do governo neste ano eleitoral. Antes, a chave dos cofres públicos ficava somente nas mãos de Guedes, o “Posto Ipiranga” do presidente que se desgastava com a classe política quando se opunha à gastança desenfreada.

Em paralelo a isso, Nogueira acumula outro papel: encabeçar o projeto de reeleição de Bolsonaro. Uma parte dessa missão envolve construir palanques nos estados. A outra está ligada a reverter a liderança do ex-presidente Lula nas pesquisas eleitorais. Não por acaso, o ministro passou a elevar os decibéis dos ataques contra o pré-candidato do PT, a quem apoiou em 2018.

— As pessoas pensam no Lula de 2002. Se você for comprar um celular para a sua filha, você vai comprar um celular de 2002 ou de 2022? Aquilo já passou. O Lula que está vindo aí não é o Lula para enfrentar a miséria e a fome. É o Lula para trazer de volta a Gleisi e o José Dirceu, essas pessoas que fizeram tanto mal e quebraram as estatais do nosso país — afirma Nogueira, que também critica o ex-ministro da Justiça Sergio Moro: — O Moro é um conflito ambulante. O Moro, quando era juiz, queria ser político. Virou político e quer permanecer juiz. É uma pessoa com conflitos. Tenho minhas dúvidas se ele vai permanecer até o final.

Leia mais em O Globo