Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Luta diária: comunicador gaúcho pede ajuda para enfrentar esclerose múltipla. Jornalista e radialista Mauro Vargas da Silva precisa de doações para custear os tratamentos, que são caros; do Coletiva.Net

Detalhes Notícia
Há 12 anos, o comunicador sofre com os sintomas que se agravam - Arquivo Pessoal

 

O jornalista e radialista Mauro Vargas da Silva luta dia após dia devido a dificuldades desenvolvidas a partir da doença de uma esclerose múltipla. A enfermidade é um problema neurológico crônico provocado por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem o sistema nervoso central. Há 12 anos, o comunicador sofre com os sintomas que se agravam e, por isso, agora pede ajuda para custear os tratamentos. A doação pode ser feita mediante pix, no número: (51) 999524112, para a conta que possui no banco Santander.

O comunicador conversou com a reportagem do Coletiva.net, com auxílio de sua cuidadora. Mauro disse que conta com ajuda de orações e da campanha de doações, pois as despesas são contínuas e aumentam a cada dia com remédios, médicos, fraldas, exames, dietas e a pessoa que está com ele durante 24 horas por dia.  “Hoje sou cadeirante e dependo de auxílio para higiene total, alimentação via sonda gástrica, e água ou suco somente por espessante”, relatou.

Os primeiro sintomas

Há 12 anos, Mauro estava em um supermercado quando travou e não conseguiu se mover, conforme rememorou o jornalista. “Isso durou uns 30 segundos, voltando à vida normal. No entanto, ao longo dos anos o problema foi se manifestando dia após dia, com pequenos detalhes, a exemplo de falar, escrever, caminhar e assim por diante”, expôs, ao mencionar que é “totalmente dependente. Até recentemente, meus pais de 80 anos me auxiliavam, mas a idade chegou e ficou muito difícil para eles”.

Em seu relato, abordou que a esclerose múltipla é uma doença progressiva, por isso realiza fisioterapia motora e respiratória cinco vezes por semana, além de consultar com uma fonoaudióloga para aprimorar a dicção e deglutição. No último ano, o radialista teve três internações seguidas, entre novembro e dezembro, devido a uma pneumonia por aspiração. Com a ajuda de amigos próximos, Mauro soube que conseguiria ingressar no convênio do pai para consultas com especialistas na doença.

Mauro acredita que, além dos bens materiais, que precisa para o tratamento, o carinho de amigos é fundamental em sua luta diária. “Cito o querido Alfredo Bergman, assim como outros. O carinho da família também é importante, pois somos poucos, e não podemos nos expor muito devido à nossa imunidade”, frisou.

Carreira

Mauro Vargas da Silva é radialista e jornalista formado pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Iniciou a carreira na TVE-RS e rádio Cultura, migrando após para a RBS TV, onde realizou as chamadas das programações da emissora.

 

Clique aqui e leia outras notícias em Coletiva.Net