A tempestade Eunice, que atingiu o noroeste da Europa, deixou ao menos 16 mortos, além de grandes danos materiais e cortes de energia, até a noite deste sábado (19).
Formada na Irlanda, a tempestade passou na sexta-feira (18) sobre parte do Reino Unido e depois se dirigiu para o norte da França, antes de continuar sua rota para a Dinamarca e a Alemanha, colocando em alerta vermelho muitas regiões pelo caminho.
Na Alemanha, “mais de 1.000 quilômetros de vias férreas foram danificados”, segundo um porta-voz da empresa ferroviária Deutsche Bahn, principalmente por causa da queda de árvores, o que paralisou parcialmente o tráfego no norte do país.
De acordo com os serviços de meteorologia, o pico da tempestade já passou e o alerta (nível três em uma escala de quatro) emitido na Alemanha já foi suspenso.
Centenas de voos, trens e balsas foram cancelados em todo o noroeste da Europa, quando ventos extremos da tempestade Eunice varreram a região, menos de 48 horas após a passagem da tempestade Dudley, que deixou seis mortos na Polônia e na Alemanha.
LEia mais em RFI