As tropas russas concentradas na fronteira com a Ucrânia estão “se deslocando” e “se preparando para atacar”, declarou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, durante uma visita à Lituânia neste sábado (19). Horas antes, o presidente Joe Biden garantiu que a ofensiva de Moscou terá início em alguns dias.
Para os Estados Unidos, parece não haver mais dúvidas sobre uma invasão da Rússia à vizinha Ucrânia. Austin indicou neste sábado que os militares russos “estão movendo suas posições para poder realizar um ataque”.
Na sexta-feira (18), o presidente americano, Joe Biden, se disse convencido de que Moscou tomou a decisão de invadir a Ucrânia, o que vai ocorrer em breve, segundo ele. Para Biden, a multiplicação de ataques na fronteira entre os dois países, nas últimas horas, tem o objetivo de criar uma “justificativa falsa” para o lançamento da ofensiva na “próxima semana” ou “daqui a alguns dias”.
Observadores da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) alertaram neste sábado para um aumento significativo das violências na região. Mais cedo, Kiev anunciou que um soldado ucraniano foi morto em um bombardeio no leste do país.
Leia mais em RFI