Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Rússia anuncia medidas para conter queda do rublo; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Residentes do país ficarão proibidos de transferir dinheiro para o exterior. O presidente russo, Vladimir Putin, ao determinar a colocação das forças de dissuasão nuclear em alerta máximo - Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, arremeteu nesta segunda-feira (28) contra as sanções impostas pelo que chamou de “império da mentira” ocidental em resposta à invasão à Ucrânia, e anunciou medidas drásticas para conter a queda do rublo.

Segundo decreto publicado no site do Kremlin, os residentes na Rússia ficarão proibidos de transferir dinheiro para o exterior a partir desta terça-feira. Além dessa primeira medida, os exportadores russos serão obrigados, a partir de hoje, a converter em rublos 80% de sua receita em moeda estrangeira obtida desde 1º de janeiro.

O rublo caiu a mínimas históricas nesta segunda desde a abertura das negociações, e fechou negociado a 94,6 por dólar, frente a 83,5 antes da invasão à Ucrânia.

Para defender a economia e a moeda nacionais do impacto das sanções ocidentais, o Banco Central da Rússia anunciou, em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, que elevará sua taxa básica de juros em 10,5 pontos percentuais, a 20%.Rússia anuncia medidas para conter queda do rublo.

Leia mais na Folha de São Paulo