Filho de pais gaúchos, de Carlos Barbosa, Roberto Zagonel, 55 anos, construiu a maior empresa da região Oeste de Santa Catarina. A Zagonel, que fabrica chuveiros, torneiras e soluções de iluminação, emprega 750 pessoas em cinco unidades e faturou R$ 200 milhões em 2021. A expectativa é atingir faturamento de R$ 1 bilhão em 2029, quando o negócio completa 40 anos. O empreendedor sempre destaca em suas palestras que nunca cursou uma faculdade e seus acertos surgiram das oportunidades que soube identificar.
O destino indicava que Roberto devia ser agricultor, assim como o pai. Mas, como ele mesmo diz, não deu para a coisa. Essa constatação ficou ainda mais latente após um episódio envolvendo uma vaca e ao colidir a Brasília da família humilde. Quis achar um novo caminho após a história traumática. “Eu estava ordenhando as vacas e uma delas pisou no balde. Fiquei nervoso, peguei uma pá para soltar e acabei batendo muito forte”, lembra. “Vi que tinha que estudar”, afirma.
Roberto, então, passou a fazer um curso técnico no Senai. Não havia as facilidades da tecnologia de hoje, mas se achou nos livros. Até que um amigo, que morava em uma pensão, se queixou que o chuveiro elétrico do local estava muito quente. Naquela época, só havia os níveis “desligado”, “inverno” e “verão”.
Leia mais no Jornal do Comércio