Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Pesquisa vai apontar opções de uso para o butiá; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Técnicos do DDPA/Seapdr estão analisando dados do Diagnóstico de Extração, Processamento e Comercialização para sugerir políticas públicas e incentivos ao aproveitamento econômico de produtos elaborados com a fruta. Pesquisadora diz que fruta tem valor simbólico e afetivo para os gaúchos e pode ser uma alternativa de geração de renda para produtores e empreendedores

 

 

O Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (DDPA/Seapdr) vai divulgar durante este ano o resultado completo da pesquisa “Diagnóstico de extração, processamento e comercialização de produtos oriundos de butiazais no RS”. O trabalho foi feito entre julho de 2020 e junho de 2021, em convênio com a Emater/RS-Ascar, com o objetivo de propor políticas públicas e incentivos para a utilização do butiá no Estado.

Produtores e técnicos já observaram que entre os principais entraves para o aproveitamento econômico estão a falta de cultura de uso da fruta; a falta de estrutura de processamento; e a falta de políticas públicas de apoio a essa cadeia.

Leia mais no Correio do Povo