Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Teatros municipais reabrem nas comemorações dos 250 Anos

Detalhes Notícia
PMPA

 

 

Após dois anos de isolamento social, as coordenações de Artes Cênicas, Música, Literatura e Humanidades e o Centro de Dança irão realizar uma grande celebração artística que, além de comemorar o aniversário, marca a reabertura dos teatros públicos municipais, fechados desde o início de 2020. Serão realizados espetáculos de circo, dança, música, teatro e uma feira de troca de livros entre esta quinta-feira, 24, e domingo, 27, com entrada franca.

Para o coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura, Jessé Oliveira, é uma significativa entrega para a comunidade de Porto Alegre. “A data de aniversário de 250 anos será comemorada com um evento multicultural e atividades por todo o Centro Cultural, observando todos os cuidados e protocolos sanitários necessários”, explica o coordenador.

O evento contribuirá para retomar, de forma segura e controlada, a circulação de pessoas pelo Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307 – Menino Deus), auxiliando na humanização do entorno da instituição, trazendo mais segurança para as pessoas, além do prazer da fruição artístico- cultural. A abertura do evento será na quinta-feira, 24,às 20h, terá a apresentação musical do Grupo de Arte Gaúcha, inaugurando a reabertura da Sala Álvaro Moreyra. O espetáculo musical Urbanos apresenta clássicos do pop rock gaúcho dos anos 80, 90 e 2000, em uma releitura inédita, com arranjos especialmente elaborados por João Paulo Sefrin e André Machado.

Na sexta-feira, 25, às 18h, a Banda Municipal de Porto Alegre, realiza uma apresentação no saguão. Na sequência,a reabertura do Teatro Renascença será com o espetáculo musical 50 tons de Preta, às 20h. Com cinco anos de existência, a banda 50 Tons de Pretas acumula um repertório de músicas e representatividade. Formada por Dejeane Arruée (vocal, trombone), Graziela Pires (vocal), 50 Tons de Pretas mescla um apanhado de referências que traçam um diálogo aberto com o pop, o samba, o rock e a música popular brasileira como um todo. Dejeane e Graziela representam vozes das mulheres negras, da luta por uma sociedade justa, do feminismo, do empoderamento de gêneros e classes sociais, presentes nas letras das canções.

No sábado, 26, dia do aniversário de Porto Alegre, está programada para as 14h a Feira de Troca de Livros e, às 18h, será o lançamento do livro Escritos da Dança. no saguão do Centro Cultural. À noite, no Teatro Renascença, terá um espetáculo de dança do grupo Flamenco Negro, às 20h, com La Negra Ana Medeiros, espetáculo vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2021.

No domingo, 27, a programação contará com espetáculos teatrais à noite. O primeiro é Os Palhaços de Tchekhov, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra. A peça realizada pelo Grupo Girassol traz à cena trechos das pequenas peças que o autor escreveu entre 1887 a 1902, que acompanham o início e o fim de sua produção teatral. Por fim, o encerramento do evento será com o espetáculo teatral Cabaré Dali, às 21h, no Teatro Renascença.

Cabaré Dalí é um desdobramento do espetáculo Dalí, vencedor na categoria melhor espetáculo do primeiro ano no Prêmio Açorianos de Circo. Neste formato Cabaré os números do espetáculo são apresentados preservando a estética surrealista, mas reorganizados de forma despretensiosa, por momentos abandonando a dramaturgia do espetáculo e criando assim um novo fio condutor, criando um circo surreal.

Texto: Cleber Saydelles
Edição: Lucas Barroso