O Grupo Matinal Jornalismo foi um dos veículos selecionados para o programa Acelerando a Transformação Digital, uma iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) em parceria com a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), com o apoio do Meta Journalism Project. O programa – voltado para startups e iniciativas digitais de notícias – selecionou 15 mídias brasileiras que receberão financiamento de até US$ 15 mil para desenvolver um projeto, produto ou implementar melhorias na organização. Os recursos destinados ao Matinal serão integralmente revertidos para a cobertura das Eleições 2022, para a criação de uma plataforma exclusivamente dedicada a trazer contexto às notícias e combater a desinformação.
O Matinal Jornalismo é o único veículo do Rio Grande do Sul a participar do programa. Além do Matinal, passaram para a fase de mentoria e fundos de inovação as propostas da Agência Tatu (AL), Fauna News (SP), Instituto Alma Preta Jornalismo (SP), Jornal Plural (PR), Mobile Time (RJ), Nexo Jornal (SP), O GRITO! (PE), Periferia em Movimento (SP), Ponte Jornalismo (SP), Portal dos Jornalistas (SP), Projeto #Colabora (RJ), Rádio Guarda-Chuva (SP), Rádio Novelo (RJ) e Regra dos Terços (PR). Para saber mais sobre o programa, acesse https://ajor.org.br/icfj-projetos-selecionados-transformacao-digital/.
O Matinal também foi o único veículo do RS selecionado para participar do Laboratório de Produtos da Google News Initiative no Brasil, programa voltado para a cultura de produto desenvolvido pelo Google em parceria com o Echos Innovation Lab. A iniciativa oferece uma imersão para empreendedores comprometidos com o desenvolvimento de produtos inovadores que ofereçam jornalismo de qualidade. O objetivo do laboratório é contribuir para a aceleração do ecossistema de notícias no ambiente digital, principalmente em mercados emergentes. Além do Matinal, foram selecionados para o programa os veículos Alma Preta Jornalismo (PE), Aos Fatos (RJ), CartaCapital (SP), EPTV (SP), Fala Roça (RJ), Gazeta de Vargem Grande (SP), Grupo 100fronteiras (PR), Jornal Cdd Acontece (RJ), Lupa (RJ), Notícias da TV (SP), Portal de Notícias – Camaçari Notícias (BA), Rede Norte Digital – Imediato (AM) e Tribuna do Paraná (PR).
Segundo Filipe Speck, diretor executivo do Grupo, parcerias com Google, Meta e ICFJ fazem parte da estratégia do Matinal, que tem como principal premissa trabalhar continuamente para buscar soluções inovadoras no jornalismo: “Queremos que nosso conteúdo traga contexto e combata a desinformação – especialmente na nossa cobertura das eleições. Os investimentos do ICFJ e do Google são recursos importantíssimos para que nossa equipe produza um jornalismo de impacto, que faça diferença na vida da comunidade, entregando um conteúdo de muita qualidade aos nossos leitores e leitoras”, afirma.