A nova extensão da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ainda não foi liberada para uso das aeronaves, mas os equipamentos que permitem pousos e decolagens com nevoeiro mais baixo já estão operando novamente. Na prática, a condição reduzirá a frequência de atrasos ou cancelamentos de voos. No mês passado, voos tiveram atraso e cancelamento devido ao nevoeiro.
Os aparelhos são essenciais principalmente no inverno, quando a incidência do fenômeno meteorológico é mais frequente, prejudicando a operação e afetando a malha aérea não só de viagens que partem ou chegam à Capital do Rio Grande do Sul, mas também de outras localidades devido às conexões que passageiros em trânsito precisam fazer e acabam não conseguindo realizar.
O Instrument Landing System (ILS) categoria 2 (CAT II) “está operacional” desde 21 de abril, segundo informou a Fraport Brasil, concessionária do aeroporto de Porto Alegre. A formalização foi comunicada um dia antes, em 20 de abril. A liberação foi dada pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
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