Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

De volta à Câmara, ex-ministros trocam sessões e votações por agendas de pré-campanha; O Globo

Detalhes Notícia
Parlamentares que deixaram o governo por conta do prazo eleitoral priorizam compromissos em seus estados e têm atuação discreta no Legislativo. Tereza Cristina (PP), Flávia Arruda (PL) e Onyx Lorenzoni (PL) deixaram ministérios do governo Bolsonaro para disputar as eleições deste ano Foto: Fotos de Pablo Jacob/Agência O Globo, Marcelo Casall Jr. e Agência Brasil

 

 

Candidato ao governo do Rio Grande do Sul, o deputado Onyx Lorenzoni (PL) faltou à sessão da Câmara na última quinta-feira. No mesmo dia, entretanto, ele fez questão de prestigiar a cerimônia de posse da nova executiva municipal do seu partido em Porto Alegre. Com a palavra, tratou da própria caminhada eleitoral.

— Depois de sete mandatos, eu venho para essa lida como missão. Quero devolver para cada gaúcho todo o carinho e apoio que recebi durante esses anos. É hora de mostrar que o que foi feito no Brasil pode ser feito aqui — afirmou o deputado, que não precisaria estar em Brasília , já que a sessão era semipresencial.

O episódio sintetiza a recente trajetória dos ex-ministros que deixaram o atual governo para disputar o pleito deste ano. Assim como Onyx, que ocupou as pastas da Cidadania, Casa Civil e do Trabalho durante a gestão de Jair Bolsonaro, personagens como João Roma (ex-Cidadania), Tereza Cristina (ex-Agricultura) e Flávia Arruda (ex-Secretaria de Governo) têm tido atuações discretas no Parlamento. Ausências em sessões e falta de registros em votações da Câmara contrastam, porém, com o empenho empregado nas suas agendas de campanha.

Leia mais em O Globo