Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Previsão de ciclone antecipa arrancada da Operação Inverno em Porto Alegre; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Começo da ação estava marcado para 4 de junho. Camas foram montadas no Ginásio Tesourinha para abrigar moradores de rua na Operação Inverno | Foto: Ricardo Giusti

 

 

A estimativa da chegada do ciclone subtropical ao RS antecipou para terça-feira algumas ações da Operação Inverno, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que começaria oficialmente em 4 de junho. No ginásio Tesourinha, no bairro Menino Deus, foram montadas 40 camas, podendo chegar a 90, para abrigar homens e mulheres sem filhos, mas com pets na noite de terça-feira para quarta-feira. Na terça, equipes de abordagem trabalharam até mais tarde para encaminhar pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas.

O secretário da SMDS, Léo Voigt, esclareceu que são levados para outros espaços específicos antes de serem conduzidos ao ginásio Tesourinha. “Os primeiros foram levados para os albergues e depois para as pousadas, que são mais quentes e oferecem refeição”, explicou. Porto Alegre tem quatro albergues e mais de 550 vagas em pousadas, sendo que “mais 140 estão sendo contratadas para 4 de junho”, adiantou Voigt. Além disso, seis casinhas para abrigar os animais foram instaladas no Ginásio. Algumas têm capacidade de acolher mais de um cachorro.

Leia mais no Correio do Povo