Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura segue com ações de controle à dengue e de combate a focos do mosquito

Detalhes Notícia
Nesta semana, com previsão de temperaturas mais baixas, a população deve prestar atenção no interior das residências. Cristine Rochol/PMPA

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta semana, as ações de controle da dengue e de combate a focos do mosquito Aedes aegypti em áreas específicas da cidade. Além das visitas domiciliares nos bairros com maior incidência de casos de dengue, estão programados mutirão de conscientização no Cristal, nesta terça-feira, 24, e um segundo mutirão no bairro Vila Jardim, na sexta-feira, 27.

Ao longo da semana, estão previstas visitas domiciliares, com orientação de moradores, busca ativa de casos suspeitos da doença ainda não notificados à SMS, identificação e eliminação de criadouros do mosquito, nas zonas Leste e Oeste, dando continuidade aos trabalhos programados para a semana passada e que foram cancelados por causa do mau tempo. Na Região Leste, onde há a maior concentração de casos de dengue, os bairros visitados serão Bom Jesus, Coronel Aparício Borges, Jardim carvalho, Lomba do Pinheiro, Partenon, Vila São José, Vila Jardim e Jardim Sabará. Na Oeste, Bom Fim, Centro Histórico, Medianeira, Santa Tereza e Mont’ Serrat.

Terça-feira, 24 – Ação de conscientização no Cristal, das 9h às 13h. Ponto de partida na rua Dona Cristina, 294, em parceria da SMS com os departamentos municipais de Habitação (Demhab) e de Limpeza Urbana (DMLU).

Caminhada de conscientização sobre focos de lixos e datas da coleta domiciliar e fiscalização e orientação em terrenos da Vila Pedreira e Vila Arapeí.

Sexta-feira, 27, a partir das 9h – ponto de partida a ser confirmado.

Continuidade do mutirão iniciado na sexta-feira, 20, no bairro Vila Jardim, ação integrada entre a SMS, subprefeitura regional e DMLU na Zona Leste. Os bairros e áreas abrangidas serão informados no decorrer da semana.

Aedes aegypti – Nesta semana, com previsão de temperaturas mais baixas, a população deve prestar atenção na presença do mosquito Aedes aegypti no interior das residências. “Ele é um mosquito adaptado ao ambiente doméstico. Com o aumento do frio, vai procurar abrigo dentro de casa, onde a temperatura estará mais amena, por isso os cuidados no interior dos imóveis devem ser redobrados, especialmente nas regiões com confirmação de casos ou armadilhas com captura de fêmeas infectadas com o vírus”, explica o gerente da Vigilância Ambiental da SMS, Alex Lamas.

PrefPoa