Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Lira destitui Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara e prepara nova eleição; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Deputado fala em pressão de Bolsonaro ao perder cargo; presidente da Casa nega e cita trocas partidárias Iander Porcella e Izael Pereira. O deputado federal Marcelo Ramos em imagem de divulgação da Câmara.

 

 

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) foi destituído nesta segunda-feira, 23, do cargo de vice-presidente da Câmara Federal. Nas últimas semanas, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, o PL pressionava pela saída de Ramos da Mesa Diretora. Crítico do chefe do Executivo, ele deixou o PL após a entrada de Bolsonaro no partido e migrou para o PSD.

Para tirar Ramos da vice-presidência, o PL alegou justamente a troca de partido. O deputado, porém, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir sua permanência no posto. Ele chegou a conseguir uma liminar a seu favor. Hoje, no entanto, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu a decisão e permitiu que o Legislativo decida sobre a composição da Mesa Diretora.

As deputadas Marília Arraes (PE) e Rose Modesto (MS) também foram destituídas da Mesa. Elas ocupavam a segunda e a terceira secretarias, respectivamente. O motivo foi o mesmo de Ramos. Marília trocou o PT pelo Solidariedade e Rose, o PSDB pelo União Brasil.

Leia mais em O Estado de São Paulo