Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Valorização dos grãos aquece mercado de máquinas agrícolas, por Diego Nuñez/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Apesar da recente estiagem, produtor rural está capitalizado e investe em novo maquinário AGCO/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

A valorização internacional dos grãos continua impulsionando a produção de máquinas e equipamentos destinados ao campo. Os bons preços no mercado interno e principalmente externo, somado ao dólar alto, garantiram capitalização para a maioria dos produtores.

Apesar de o Rio Grande do Sul ter convivido com estiagens – principalmente na virada de 2021 para 2022, quando o Estado presenciou uma de seus piores secas na história recente, que resultou em perdas bilionárias dentro e fora da porteira – o Brasil vive há dois anos safras cheia e colheitas recordes.

Estes múltiplos fatores permitiram que os agricultores reinvestissem em suas fazendas, modernizando sua produção e renovando frotas de máquinas por modelos mais eficientes e tecnológicos.
O resultado foi concreto: somente na área de máquinas agrícolas, durante o primeiro trimestre do ano, houve crescimento de 65,1% nas exportações em comparação ao mesmo período de 2021. A receita líquida da indústria nacional de máquinas e equipamentos, entre todos os setores, subiu 21,6% no acumulado dos 12 meses de 2021. As vendas internas e exportações ultrapassaram os R$ 222 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Leia mais no Jornal do Comércio