Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Chegada de bolsonaristas ao PL causa atritos na Câmara dos Deputados, por Juliana Braga/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Parlamentares estavam acostumados com estrutura partidária maior no PSL. Após reunião com líderes do PL, antigo PR, o deputado federal Tiririca anunciou que vai continuar na vida política. Crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

 

A chegada dos bolsonaristas ao PL tem causado conflitos na Câmara. Os que são egressos do antigo PSL, acostumados com a estrutura de um partido que elegeu 52 deputados, precisam agora se adaptar a outro que elegeu 33 e abriga atualmente 77.

As comissões temáticas têm apresentado os principais pontos de atrito. Bolsonaristas reclamam que, antes, tinham à disposição um assessor de regimento e outro de mérito para cada um dos colegiados. No PL, é apenas um auxiliar para cada comissão.

Além disso, são apenas 38 vagas em comissões, número insuficiente para abrigar todos. Ainda houve briga porque duas cadeiras na Comissão de Direitos Humanos foram cedidas para a a oposição, após ninguém manifestar interesse. Quando foram reclamar, o acordo já havia sido firmado com PT e PSOL.

Leia mais na Folha de São Paulo