O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, juntamente com os interventores Ana Macedo, Juceila Dall’Agnol e Luis Davi Vicensi, realizaram na manhã deste sábado (28), uma vistoria no pronto atendimento pediátrico do Hospital Universitário de Canoas (HU). Com o objetivo de assegurar os atendimentos de urgência e emergência para as crianças, ainda na noite de sexta-feira, 27, o Comitê de Intervenção tomou medidas para a normalização do serviço no setor. Nesta manhã os atendimentos transcorriam normalmente estando, dos 16 leitos de internação do setor, 8 ocupados. Médicos pediatras realizavam os atendimentos, além das equipes de enfermagem e técnicos de enfermagem.
O prefeito em exercício explica que a liminar concedida pelo Poder Judiciário, em razão da Ação civil pública que o Município ingressou , possibilitou que os prejuízos irreparáveis para a sociedade que estavam sendo cometidos pela empresa antes administradora, foram sanados. “Estamos confiantes que nosso governo vai continuar servindo as pessoas e salvando vidas. Saio do HU muito animado porque vejo que a pediatria está funcionando e isso foi decisivo para toda população. Verificamos in loco que os médicos estão atendendo, as equipes estão à postos e as famílias satisfeitas que têm atendimento.”
Durante a vistoria houve ainda conversas com os colaboradores e usuários, e identificadas necessidades pontuais, que serão tratadas com prioridade. O Comitê solicitou ainda, para a antiga instituição gestora, os acessos e senhas aos sistemas internos do Hospital. Os interventores seguem nos próximos dias compilando dados e informações para traçar as próximas ações e metas a serem aplicadas no Hospital.