Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Alemanha quer exigir rótulo sobre bem-estar animal em carnes; DW

Detalhes Notícia
Projeto do governo cria selo obrigatório sobre como animais foram criados. Berlim e associação de agricultores o consideram passo para mais transparência, mas críticos dizem que medida é enganadora e não fará diferença. Novo rótulo seria obrigatório incialmente para a carne de porcoFoto: Sina Schuldt/dpa/picture alliance

 

 

O governo alemão apresentou na terça-feira (07/06) um projeto de lei com novas regras sobre bem-estar animal. “Quero que carne de qualidade da Alemanha seja servida também no futuro. Para isso, nossas fazendas precisam urgentemente de um plano no qual possam confiar”, disse o ministro da Nutrição e Agricultura, Cem Özdemir, ao anunciar a proposta.

O plano, segundo ele, tem quatro elementos centrais: um rótulo obrigatório que especifica sob quais condições os animais foram criados, a reforma dos estábulos e financiamento para isso, ajustes nas leis de construção e licenciamento e melhores regras na lei de bem-estar animal.

Primeiro, novos rótulos para carne suína
O rótulo será colocado primeiro nos produtos de carne suína, e em uma etapa posterior em outros produtos de carne fresca. Sejam vendidos on-line, na loja de um fazendeiro ou em um supermercado, todos os produtos serão obrigados por lei a ter um rótulo que indique um dos cinco métodos de criação: curral, curral com espaço extra, curral ao ar livre, livre em terreno aberto e orgânico.

Leia mais em Deutsche Welle