Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Petroleiras e especialistas criticam plano do Centrão de taxar exportação de petróleo, por Bruno Rosa/O Globo

Detalhes Notícia
Petroleiras e especialistas criticam plano do Centrão de taxar exportação de petróleo, por Bruno Rosa/O Globo Liderados por Arthur Lira, partidos da base discutem hoje propostas para amenizar a alta dos combustíveis, como elevar impostos do setor para financiar subsídios. Plataforma de petróleo no mar Brenno Carvalho/Agência O Globo.

 

 

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comanda no início da tarde de hoje uma reunião de líderes na Câmara para discutir propostas para deter a escalada dos preços dos combustíveis, que atrapalham os planos eleitorais do presidente Jair Bolsonaro. É uma reação à decisão da Petrobras de ignorar apelos do governo para segurar os reajustes.

As propostas envolvem principalmente aumentar a tributação sobre lucros e a exportação de petróleo para retaliar a Petrobras pelos aumentos nos combustíveis e financiar subsídios aos combustíveis. No entanto, não é possível impor medidas como esta exclusivamente à Petrobras.

Especialistas do setor de petróleo avaliam que aumentar os tributos de petroleiras e sobretaxar exportações pode afastar investimentos do país. Além da estatal, várias outras multinacionais do petróleo produzem no Brasil. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que reúne empresas do setor, divulgou comunicado em que repudia controle de preços e sobretaxa a exportações.

Leia mais em O Globo