Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Eleições 2022: resistências dificultam articulações na disputa ao Piratini, por Taline Oppitz/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Impasses são grandes envolvendo o MDB e a frente ampla de esquerda no Rio Grande do Sul. Gabriel Souza reunido com prefeitos do MDB, em Restinga Sêca, para posse do presidente da Famurs | Foto: Joel Vargas / Divulgação / CP

 

 

A política é dinâmica e os cenários podem ser alterados, mas duas situações vêm se sustentando no mapa eleitoral do Estado apesar das articulações em contrário. A pré-candidatura de Gabriel Souza (MDB) ao Piratini é uma delas. Todo o processo em torno da viabilização de uma terceira via nacionalmente, com o apoio do PSDB à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB), foi marcado por uma sucessão de erros políticos que beiram o amadorismo. Como resultado, a pressão para que o MDB gaúcho recuasse do protagonismo para apoiar Eduardo Leite (PSDB), surtiu o resultado contrário.

Por motivos distintos, mas com o mesmo objetivo, o de resistência, alas do partido se uniram para defender a pré-candidatura. Incluindo as de lideranças que podem ser consideradas mais que adversárias internas do deputado. Na noite de segunda-feira, Gabriel Souza esteve com prefeitos do partido (foto), que se reuniram em Restinga Sêca para a posse do colega Paulo Ricardo Salerno no comando da Famurs. O clima foi de unanimidade na defesa do protagonismo.

 

Leia mais no Correio do Povo