Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Film Commission lança site para fomentar o setor audiovisual

Detalhes Notícia
Portal irá reunir informações sobre o setor. Giulian Serafim / PMPA

 

 

A Porto Alegre Film Commission, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), lançou nesta quinta-feira, 23, durante o 1º Fórum de Governança Local de Audiovisual, um portal para fomentar o setor da economia criativa. O novo site conta com um guia de produção da Capital, sistema de monitoramento estratégico com dados em tempo real, formulário para locação de espaço público e catálogo em que a população pode participar cadastrando seus serviços. O evento apresentou o novo modelo de governança e formou o Conselho Consultivo da Film Commission.

A ideia do portal é reunir informações para que produtores, agências e profissionais optem por ter a Capital como cenário para produções cinematográficas. Uma das funcionalidades do site é mostrar como a Prefeitura de Porto Alegre pode apoiar e incentivar novas produções. Acesse o site aqui.

“Um quarto dos postos de trabalho formais da cidade estão na economia criativa. O poder público tem o papel de conectar este setor que é tão importante. Queremos que as pessoas escolham Porto Alegre pelos benefícios de filmar conosco: posição privilegiada, cenários diversificados, mão de obra qualificada, além de agilidade no procedimento pela Film Commission”, afirma o titular da SMDET, Vicente Perrone.

A coordenadora da Film Commission e Economia Criativa, Joana Braga, destaca a relevância da entrega para o setor. “O portal reúne informações da cidade e do audiovisual, abrindo espaço para a cadeia produtiva divulgar serviços relacionados às produções, assim como ofertar espaços privados para locação, além dos públicos”, comenta.

De acordo com Tarson Nuñes, pesquisador do Departamento de Economia e Estatística, o setor audiovisual de Porto Alegre é o terceiro polo nacional. “A Capital é o cluster do Estado, que concentra boa parte dos serviços, e a produção vem crescendo de forma sustentada, mesmo no contexto de crise econômica”, comenta.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, comentou sobre a importância do apoio ao setor audiovisual. “Sabemos que um dos melhores caminhos para o desenvolvimento de uma cidade é por meio da Film Commission. Porto Alegre tem condições de atrair investimentos de grandes filmes”, afirma o secretário.

Monitoramento – Uma das novidades é o lançamento de um painel de monitoramento estratégico, com dados das gravações realizadas em Porto Alegre. Segundo o sistema, de 12 de agosto do ano passado até o dia 20 deste mês, período disponível para pesquisa, Porto Alegre foi palco para 160 produções, com 645 locações, em 239 pontos diferentes do município, gerando uma média de 48 postos de trabalho por produção. O sistema permite saber o tipo de gravação com maior busca. A publicidade representa 46,8% das locações, seguida do gênero ficção/curta metragem com 10,6% e fotografia, com 8,7%.

A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Letícia Batistela, comemora a inovação e o uso de dados aplicados no site. “Um sistema de gestão digital e em tempo real permite termos visibilidade do volume de produções realizadas aqui e de agendas futuras, possibilitando direcionar iniciativas de forma assertiva e dar visibilidade externa a Porto Alegre”, completa.