Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

À lá primeiro-ministro, Arthur Lira se torna importante negociador do governo, por Raphael Felice/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Muitas das vitórias do governo na Câmara ao longo dos últimos dois anos vieram por meio da batuta de Lira no comando da Casa e na articulação política. No comando da Câmara dos Deputados, Arthur Lira centraliza a negociação de todos os temas considerados estratégicos pelo governo - (crédito: Nilson Bastian /Câmara dos Deputados)

 

 

Eleito à Presidência da Câmara no começo de 2021, o deputado Arthur Lira (PP-AL), gradativamente, foi assumindo papel de protagonista nas decisões do governo federal, comandando, inclusive, reuniões sobre assuntos que deveriam ser de ação primária do Poder Executivo, como a Petrobras. Um dos principais líderes do Centrão, o deputado é um dos pilares da governabilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).

Muitas das vitórias do governo na Câmara ao longo dos últimos dois anos vieram por meio da batuta de Lira no comando da Casa e na articulação política. O exemplo mais recente são as negociações em torno das propostas para reduzir o preço dos combustíveis.

Após a Petrobras anunciar reajustes nos preços dos combustíveis — há alguns meses em defasagem com as cotações internacionais — mesmo com a aprovação de um Projeto de Lei Complementar que impôs teto ao ICMS que incide sobre os derivados de petróleo,

Leia mais no Correio Braziliense