Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

RS: Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas lança e-book da edição 2022

Detalhes Notícia
O e-book traz também uma pesquisa desenvolvida pela UETI sobre a contribuição étnica antropológica na formação do gaúcho.

 

 

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 lançou nesta sexta-feira (01/7) o e-book “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, obra que apresenta o tema dos Festejos Farroupilhas de 2022.

O e-book, que está disponível para download no site da Sedac, reúne textos da secretária da Cultura, Beatriz Araujo; da secretária Adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas de 2022, Gabriella Meindrad; do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris; do vice-presidente da Comissão Festejos Farroupilhas 2022, Maxsoel Bastos de Freitas; e de Francisco Emílio Miron Roloff, da União das Etnias de Ijuí/RS.

O Patrono dos Festejos Farroupilhas de 2022 é o poeta, compositor, gaiteiro, violonista e cantor Adair Rubim de Freitas, que comemora 50 anos de carreira. A canção oficial dos Festejos, “Num só lugar”, é de autoria dos músicos Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista), integrantes do grupo Alma Gaudéria. A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos foi produzida pelo artista plástico Mauro Vila Real.

O e-book traz ainda uma pesquisa desenvolvida pela UETI sobre a contribuição étnica antropológica na formação do gaúcho.

“Nessa data tão cara para todos os gaúchos e gaúchas, é muito importante reafirmarmos a diversidade que caracteriza a identidade cultural do Rio Grande do Sul”, salienta a secretária Beatriz Araujo.

Gabriella Meindrad afirma, na apresentação do e-book, que “o tema dos Festejos Farroupilhas de 2022 – Etnias do Gaúcho: Terra de Muitas Terras – convida a uma reflexão sobre dois conceitos centrais para compreendermos os múltiplos significados que essa grande celebração estadual envolve: pluralidade e diversidade”.

Na obra, o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, explica que “quem busca entender a origem do gaúcho e a sua fixação como tipo humano, deverá identificá-lo como um tipo cultural que resulta da mescla das raças que lhe deram origem e das condições ambientais onde se forjou”.

Em seu texto, Maxsoel Bastos de Freitas explica que “o tema proposto “Etnias do Gaúcho”, com o subtítulo de “Rio Grande: Terra de Muitas Terras”, poderá envolver todas as diversas manifestações culturais nos quatro cantos do Rio Grande do Sul, com um engajamento de todos os povos que ajudaram a construir a fibra de nosso povo gaúcho. Segundo ele, o tema “não visa explorar a origem étnica do gaúcho sob o ponto de vista de acervo tão e somente histórico e/ou de museologia. Vai além, visa explorar a diversidade de nosso povo”.

“Esse material, feito a muitas mãos, com a União das Etnias de Ijuí, a partir da colaboração do seu Departamento Cultural, apresenta um pouco sobre essa rica e vasta história da formação cultural do Gaúcho”, resume Francisco Emílio Miron Roloff, da União das Etnias de Ijuí/RS.

As atividades dos Festejos Farroupilhas 2022 terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento e distribuição da Chama Crioula, no município de Canguçu, e se estenderão até 20 de setembro.

 

Clique aqui e conheça o e-book “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”