O rompimento de uma geleira nos Alpes italianos neste domingo (3) deixou ao menos seis mortos e oito feridos. O acidente aconteceu na montanha da Marmolada, de mais de 3.300 metros de altura, situada na cadeia montanhosa das Dolomitas. O balanço de vítimas é provisório, de acordo com a mídia italiana.
Um impressionante bloco de gelo se fissurou perto de Punta Rocca, a principal trilha utilizada por alpinistas e adeptos da caminhada para alcançar o pico da montanha. Testemunhas dizem ter ouvido o ruído de uma forte explosão, seguida de uma avalanche que atingiu pelo menos dois grupos de alpinistas que escalavam a encosta amarrados a cordas. Imagens de vídeo feitas por turistas com seus celulares mostram a avalanche varrendo tudo em seu caminho, não deixando nenhuma chance para os alpinistas.
Cinco helicópteros, dezenas de socorristas e cães farejadores participam das operações de resgate. “Felizmente, as condições climáticas são favoráveis, mas o risco é que outros blocos se rompam”, disse um porta-voz dos serviços de emergência dos Alpes.
Leia mais em RFI