Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Eleições podem bater recorde de debates, mas com fuga de líderes Lula e Bolsonaro, por Ranier Bragon, Danielle Brant e Renato Machado/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Há negociações para dez eventos no 1º turno; petista quer pool de emissoras, e presidente sinaliza só ir em eventual 2º turno. Fotomontagem com o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) - Marlene Bergamo/Folhapresse e Adriano Machado/Reuters

 

 

As eleições presidenciais de outubro podem ter o maior número de debates da história, mas os possíveis confrontos correm o risco de serem realizados sem a presença dos dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ​Jair Bolsonaro (PL).

Ao todo, organizadores negociam com as campanhas políticas regras para a realização de dez debates no primeiro turno e outros seis no segundo, caso ocorra.

Se todos esses eventos forem realizados, será batido o recorde da disputa de 2010, quando Dilma Rousseff (PT) se elegeu pela primeira vez. Naquele ano, nove debates foram organizados no primeiro turno e outros quatro no segundo.

A campanha de Lula tem defendido a realização de apenas três debates no primeiro turno, por meio de um pool de emissoras. A de Bolsonaro sequer tem enviado representantes para as reuniões com os órgãos de imprensa, segundo as campanhas.

Leia mais na Folha de São Paulo