Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Único deputado estadual negro em Santa Catarina na verdade é branco, por Caue Fonseca, Uirá Machado e Fernando Pedroso/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Falha de registro no TSE pode esconder desigualdade racial ainda maior nas Assembleias Legislativas. O deputado Júlio Garcia (PSD) - Vicente Schmitt / Agência AL

 

 

O deputado Julio Garcia (PSD) é um veterano da política de Santa Catarina. Aos 72 anos, está em sua sexta passagem pela Assembleia Legislativa do estado, onde, segundo dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é o único negro entre os 40 membros da Casa.

Só que ele é branco e assim se reconhece. De acordo com seu gabinete, houve uma falha do partido ao registrá-lo como pardo (categoria que o TSE soma aos pretos para chegar ao total de negros). O problema, diz, será corrigido —​após a questão ter sido levantada pela Folha.

O Rio Grande do Sul vive situação parecida, com somente um representante negro eleito na última disputa. Nesse caso, o deputado Airton Lima (Podemos) confirma o registro feito por seu partido.

Só que ele descobriu isso apenas depois da eleição de 2018. Ele conta que, quando um jornal universitário o procurou porque se tratava do único não branco entre os 55 membros da Assembleia Legislativa, acreditou ser um engano.

Leia mais na Folha de São Paulo