Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Restaurantes gaúchos enfrentam dificuldades para contratações, por Fabiana Damian/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Reposição de funcionários tem sido um desafio em estabelecimentos como o bistrô Machry LUIZA PRADO/JC

 

 

Depois de dois anos enfrentando o impacto das restrições trazidas pela pandemia, os bares e restaurantes encaram um novo desafio: a busca por funcionários. Na esteira do que aponta a pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), na qual 72% dos estabelecimentos ouvidos em todo País afirmaram encontrar dificuldades na contratação, a falta de mão de obra é uma dificuldade recorrente do setor de bares e restaurantes do Rio Grande do Sul, e piorou ainda mais em meio à crise sanitária.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), João Alberto de Melo, proprietário do tradicional restaurante Gambrinus, no Mercado Público, a falta de funcionários é histórica no setor, e existem vagas a serem preenchidas em estabelecimentos de todo o Estado: “É uma dificuldade que já tem muito tempo, e se agravou um pouco mais agora. Nós somos o primeiro emprego de muitas pessoas, que buscam se especializar, depois trocam de local de trabalho, e isso afeta bastante nosso setor”, afirma.

As razões relatadas são várias, e envolvem, principalmente, uma baixa procura e candidatos com poucas competências para as vagas. “Há pouco interesse nas vagas e são poucas pessoas que chegam com qualificação”, diz .

Leia mais no Jornal do Comércio